Online only

e-Book Medicina Shizen YUGOE. Português

EBK/YUGOE-PORT

S. Jordan Augusto

New

  • eBooks PROMO 2x1. Pay 1 & Get 2. Discounts are automatically updated during the checkout process.

19,90 €

More info

Yugoe, a partir da definição etimológica Shizen, pode ser traduzido ao nosso idioma como medicina, uma medicina que evoluiu a partir da observação da natureza, seus padrões e reflexos encontrados no corpo humano, para produzir a condição de sanação, cura, bem-­?estar e alívio que o corpo encontra quando volta ao estado de normalidade.
A definição como medicina em nosso idioma talvez seja uma aproximação linguística que os imigrantes descendentes da tradição Shizen que chegaram ao Brasil no início do século XX utilizaram para definir as metodologias e práticas que eram utilizados em suas atuações. Talvez tenha sido a forma como as pessoas que eram atendidas por estes especialistas viam seus bem feitores, ou ainda seja um ramo da medicina oriental que em idos daquele tempo encontrou, ao desembarcar no ocidente, um universo semelhante ao que já era trabalhado em sua terra natal.

Ao se olhar o tema sob o prisma antropológico vemos que cada cultura, espalhada por vários continentes e localidades, aplicava também em maior ou menor grau seus próprios "Yugoe", esta visão se aplica principalmente nas culturas e gerações mais antigas, de nossos tios, avós, bisavós, etc. que carregavam, a partir da tradição oral e suas fontes, os conhecimentos de tratamentos, chás, infusões, emplastros e outros métodos de sanação que eram aplicados à sua comunidade.    Tais conhecimentos destas culturas foram, infelizmente, se perdendo ao longo dos anos, em decorrência do avanço dos fármacos modernos, das novas profissões e suas especializações que, em maior ou menor grau, com mais ou menos eficiência, foram pouco a pouco substituindo os tratamentos tradicionais. Há que se considerar também o avanço informacional e científico que permitiu novos olhares e abordagens sobre o tema medicina e a saúde de uma forma geral.
Ainda que em determinado momento da história as linhas tradicionais e modernas de tratamento de saúde tenham se distanciado por diversas razões, percebe-se que nos últimos anos tais linhas estão tendendo a se aproximar novamente, e esta aproximação se traduz em beneficio não somente destas áreas de atuação, mas também aos profissionais que a utilizam e principalmente aos pacientes que se beneficiam destes tratamentos.

O mais importante, como diz o conhecimento popular é "ter olhos de ver, ouvidos de ouvir e coração de sentir". Adicionamos a este verso a seguinte estrofe "ter razão para compreender, consciência para refletir e alma para evoluir".   

 eBook em formato PDF. Idioma portugues