Online only

e-Book Jujutsu e Aikijujutsu. O elo essencial. Português

EBK/JORDAN16-PORT

S. Jordan Augusto

New

  • eBooks PROMO 2x1. Pay 1 & Get 2. Discounts are automatically updated during the checkout process.

14,99 €

More info

À medida que amadurecemos nos caminhos marciais, inevitavelmente nos questionamos acerca da efetividade daquilo que praticamos. Observamos nosso universo pessoal e nos estabelecemos a linha da inevitável comparação acerca dos caminhos e o que aconteceria se, por um acaso, eles se cruzassem. Mais adiante um pouquinho, percebemos que a realidade é ainda mais diferente do que estávamos imaginando. Com a chegada da experiência modificamos nossas compreensões, e estas passam a ser reflexos de nossas experiências pessoais. À partir disso, percebemos que todo caminho existe pelas suas características particulares e não por ser o mais forte ou o mais fraco. Em pleno sec. XXI, a tecnologia e reformulação das leis estão à cada dia mais estabelecendo um habitat de impossibilidades de surgimentos de confrontos marciais.
Um aluno me perguntou se eu acreditava que o homem estaria sendo domesticado. Não - disse a ele. Estamos longe disso. A compreensão nos torna melhores dentro do aspecto do entendimento e as possibilidades maravilhosas que esta favorece. Porém, o que carregamos interiormente permenece em seu estado natural.
O jujutsu talvez seja uma das poucas artes marciais que tenha sido efetivada em sua época para a necessidade da auto- defesa. Se olharmos por este viés, o Jujutsu ao longo dos séculos foi se adaptando à necessidade de cada ciclo de sua existência. Assim, como ficaria o Jujutsu nesta era de terrorismo e violência? Estou pessoalmente impressionado com os sentimentos de medo que com frequência está no coração de todas as raças e etinias. O terrorismo dissimulado que pode chegar em qualquer momento e em todos os lugares; o problema não resolvido do Médio Oriente, com a Terra Santa e o Iraque; a instabilidade emocional que através do capitalismo à cada dia mais estabelece a linha competitiva entre os homens de todo o planeta. Os conflitos que impedem numerosos países africanos de se dedicarem ao seu desenvolvimento; as doenças que propagam o contágio e a morte; o grave problema da fome, sobretudo na África; os comportamentos irresponsáveis que contribuem para o empobrecimento dos recursos do planeta: estes são flagelos que ameaçam a sobrevivência da humanidade, a serenidade das pessoas e a segurança das sociedades.
Se ao longo do século o Jujutsu se adaptou às necessidades, certamente que os mestres encontrarão uma maneira de fazê-lo uma arte ainda de maior expressão. Esperamos que seja de dentro para fora e que o Jujutsu, em sua capacidade de se adaptar, reformule o conceito da boa convivência e da camaradagem entre os que dele fazem o meio da subsistência...  100 pags.
 eBook em formato PDF. Idioma portugues