Online only

e-Book Aikijujutsu Jujutsu. O Movimento do Centro. Português

EBK/JORDAN2-PORT

S. Jordan Augusto

New

  • eBooks PROMO 2x1. Pay 1 & Get 2. Discounts are automatically updated during the checkout process.

14,99 €

More info

"Uma luta sem um parceiro não pode ser realizada."
Esse Kotowaza significa que não se pode lutar sozinho. Sabemos que a cultura japonesa, diferentemente da cultura ocidental, foi construída baseando-se no senso da importância em grupo. O grupo em harmonia resiste a tudo, enquanto a pessoa individualista sucumbe ante as próprias ambições e desejos, se enfraquece. Por mais que sejamos portadores de boas intensões, a vida apresenta dificuldades e desafios. Quanto mais sozinhos estamos, maiores as barreiras parecem, e mais pesado o fardo a ser sustentado.
No caminho tradicional não é diferente. Quando escolhemos iniciar uma busca em função de nossos sonhos, a fazemos conscientes de que tanto pedras como flores se colocarão em nosso destino. Tanto os momentos de dificuldade quanto os de felicidade nos são impostos pela vida, e na maioria dos casos não são pasíveis de escolhas, surgem de forma natural como qualquer outro aspecto da dualidade da natureza. O único que nos compete é decidir sobre como caminhar.
Existem muitos tipos de pensamentos e maneiras de se ler a realidade, e cada interpretação é apenas um quadro que pintamos num determinado instante. A verdade possui tantas  faces  quantas  são  as  impressões  sobre  ela.  A variedade da riqueza nos mostra que também as formas de caminhar são inúmeras. Entretato, é de comum acordo que o caminho solitário, embora nos remeta a profundas reflexões, também nos submete mais facilmente aos demônios interiores.
Segundo a teoria do equilíbrio é preciso haver duas forças para que a harmonia possa ocorrer. Numa escola tradicional não seria diferente. As relações senpai-kohai são exemplos da dualidade em prol de uma construção, uma elevação. Essa relação é considerada sagrada no Japão, e assim mantida pelas Escolas Tradicionais. Isso porque a força não reside em um único ponto. Um apenas é frágil e vulnerável. Quem vive sob a crença da não necessidade do outro, em algum momento da existência, sofre as consequências da solidão e do egoísmo....  109 pags. eBook em formato PDF. Idioma portugues